sábado, 21 de dezembro de 2013

joão e maria


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Saturno, na 2ª hora de Vênus: A Cigana (Ás de Espadas) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e O Cigano (Ás de Copas). A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. Também temos aí os relacionamentos em pauta, já que a carta tem regência de Vênus. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente pelo signo de Libra. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, bem como o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. Também temos aí a nossa maneira de agir representada, já que a regência da carta é de Marte.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Leão quadrada a Saturno em Escorpião. Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos estão fazem trígonos com Saturno em Escorpião. Urano em Áries faz quadratura em T com Marte em Libra e com Plutão em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião e sextil com o Sol em Capricórnio. Vênus está estacionária e sem aspectos em Capricórnio, poucos minutos antes das oito da noite ela inicia a retrogradação. Plutão em Capricórnio faz sextil com Nodo Norte em Escorpião. Sol em Capricórnio quadra Marte em Libra. Mercúrio em Sagitário está conjunto ao Sol em Capricórnio e sem aspectos com o resto do céu. Meio do Céu em Peixes e Ascendente em Gêmeos na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua leonina quadra Saturno e toda aquela empolgação de ontem se esvazia. Hoje as emoções ficam mais escondidas e os semblantes mais sérios. O peso da responsabilidade fica maior e, quem tiver trabalho pendente, tarefas a executar, sentirá forte o chamado para as obrigações. Mas as novidades de hoje são a chegada do Sol no signo de Capricórnio, dando as oficiais boas-vindas ao Verão, e o início da retrogradação de Vênus, o planeta do amor, da beleza e das finanças, que também está em Capricórnio. A cabra-da-peste está em evidência exatamente no dia regido por Saturno, seu tutor. Bom, e nós com isso? As características capricornianas passam a vigorar com mais força a partir de hoje no astral, influenciando-nos, afinal todos temos Capricórnio em algum lugar do mapa natal, e é exatamente aí, na casa do mapa de cada um onde o signo faz morada e nos assuntos pertinentes à ela, é que a influência será mais sentida. Mas a força maior será exercida sobre as pessoas que têm Sol, Ascendente ou Lua no reino das cabras. Este é um signo de terra, feminino e cardinal, o que significa que dá início às mudanças e têm características de liderança, motivação, foco e entusiasmo. É com ele que atravessamos de um ano para o outro segundo a tradição ocidental, sendo portanto o signo oficial do período das festas e o dono da chave que abre as portas da estação do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. Seus filhos têm por principais características o foco e a fé (em si mesmos principalmente), são determinados e não desistem facilmente (a palavra correta aqui quase poderia ser nunca, rs) de seus objetivos e sonhos. Seu símbolo é a cabra marinha, a cabrita com rabo de peixe que aponta o ideal dos capricas, fluir seja na terra seja na água, uma metáfora para explicar a conquista alcançada pela determinação e pelo foco que desafia e desarma os obstáculos que acaso se interponham na sua jornada. Mas aí também mora o segredo: essa conquista é plena com o casamento dos mundos material e espiritual. Quando o caprica entende a máxima de Hermes Trimegistus, que "o que está em cima é igual ao que está embaixo", ele ganha o rabo de peixe para deslizar entre os obstáculos e alcançar o topo da sua árdua montanha. Sim, os filhos de Saturno são valentes trabalhadores e normalmente desfrutam da vida depois de já terem percorrido a metade dela. Mas eles sabem que tudo vem a seu tempo. Podem ser irônicos por vezes em relação a isso, porque conhecem o trunfo da persistência sobre a precipitação. E quanto mais velhos mais crianças são, permitem-se deixar finalmente viver a criança que nunca foram. Relaxam e gozam de tudo aquilo que persistentemente conquistaram.

Sobre o seu símbolo, eis aqui a explicação:
"Na mitologia greco-romana, Capricórnio, ou bode do mar, é a lembrança do cabrito Aegipan, que foi colocado por Zeus entre as constelações porque ele foi amamentado junto com Zeus, pela cabra Amalteia.

Durante a luta contra os titãs, foi ele quem colocou nos inimigos o medo chamado de panikos. A parte inferior do seu corpo era de peixe, porque ele jogou conchas, em vez de pedras, contra o inimigo.

De acordo com os sacerdotes gregos e alguns poetas, quando os deuses estavam reunidos no Grécia, surgiu, de repente, Tifão, um monstro terrível e inimigo dos deuses. Estes, com medo, mudaram de forma, Hermes se tornando uma íbis, Apolo o pássaro conhecido pelo nome de trácio e Ártemis em um gato. Por este motivo, os gregos não permitem que estas criaturas sejam injuriadas, porque elas são representações dos deuses. Pã, segundo eles, jogou-se no rio, e transformou a parte inferior do seu corpo em peixe, e o resto em bode, assim escapando de Tifão. Zeus, admirando a sua esperteza, o colocou entre as constelações." (Wikipédia)


E hoje Vênus, que também transita Capricórnio, inicia seu processo de retrogradação, abrindo a temporada de revisão séria e focada nos relacionamentos amorosos e na forma como lidamos com a nossa vida financeira. Hora de dar um passo atrás para consertar as coisas nestas áreas. Amores antigos também podem dar o ar da graça, especialmente se ainda houver coisas a serem resolvidas na antiga relação.

As cartas nos trazem a Cigana (Vênus) em destaque, trazida pelas mãos do Cigano (Marte) e do Coração. Um homem apaixonado vai atrás da mulher que despertou seu amor. Nós mesmos partimos hoje para a ação (Marte) movida pelo coração em busca das redefinições que darão forma e estrutura aos relacionamentos (Vênus).

Parabéns aos capricas. Parabéns pra mim, que também sou uma. Lindo verão a todos!

Hoje vamos de Chico Buarque, com João e Maria, antecedida de uma breve e deliciosa explicação dele sobre a música.

Gratidão imensa!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: a imagem de hoje é a própria cabra da montanha, em homenagem aos capricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário